Como configurar uma ligação VPN

Este post aborda uma das várias maneiras que existem na configuração de uma ligação VPN.
Será tomada como base o VPNbook que oferece um servidor VPN gratuito assente em OpenVPN.

Em primeiro lugar deve-se instalar o OpenVPN, para tal e se assim desejar instalar desde o Terminal, nele digite a linha de comando:

$ sudo apt-get install openvpn

Agora que já se encontra instalado OpenVPN, vamos criar uma pasta dentro de /home/'user'/ com um nome à sua escolha, por exemplo, vpn, ou certificados.
Essa pasta que acabamos de criar destina-se a guardar os certificados que iremos obter seguidamente, os quais são necessários para autenticar.

De seguida, vamos a vpnbook.com e baixamos os certificados, terminado o download, extrai-se para a pasta que foi anteriormente criada dentro de /home/'user'/'pasta'.

Já seria possível iniciar a ligação VPN, bastava estar na posse da password (temporária) e, digitar na consola (Terminal) como Root a linha de comando "openvpn --config vpnbook-euro1-tcp443.ovpn", contudo iremos simplificar.

Vamos criar um script que visa facilitar o pedido de ligação, evitando desta forma o digitar de várias linhas de comando no Terminal. Para criar o script abra o editor de texto e nele escreva o seguinte:

#!/bin/bash
cd /home/'user'/VPN/vpnbook/
sudo openvpn --config vpnbook-euro1-tcp443.ovpn

(Onde, 'user' é o nome de sessão, VPN o nome que foi dado à pasta, e vpnbook o nome da pasta que contém os certificados.)

Salve o script como vpnbook.sh e guarde numa pasta à sua escolha, dê permissão de se executar o ficheiro como uma aplicação.
(clic direito sobre vpnbook.sh, Propriedades, Permissões, 'assinale a casa')


Obs: sempre que execute o script, antes deve consultar o site vpnbook para obter a password.

Para iniciar agora a ligação VPN, prima sobre o script e escolha a opção 'Executar na Consola', digite a sua password para executar como sudo, o username é vpnbook, a passwd é aquela que diariamente é fornecida desde o site.

Pode parecer complicado mas, se tentar, verá o quanto se torna fácil.

Desde aqui pode ler a explicação de vpnbook para configurar a ligação:
http://www.vpnbook.com/howto/setup-openvpn-on-ubuntu

Go Back