Menu

Como instalar um SO (sistema operativo) num computador a ser usado por crianças.

Deverá ter em conta, de que em informática nada pode ser garantido como seguro, podemos contudo tentar minimizar os riscos e, dentro do que hoje é conhecido, utilizarmos software que garanta privacidade e elevada segurança.

QimoTeremos que estar na posse de um cd/dvd com o Qimo, pode obter uma cópia gratuita desde uma das Mirror disponíveis no site( http://www.qimo4kids.com/page/Download.aspx ) . Grave a imagem ISO num CD para proceder à instalação do sistema.

Se o computador que vai ser usado pela criança é, aquele seu velho PC e que ainda tem instalado um Windows, certifique-se de que está a arrancar por CD\DVD, introduza o CD Qimo e siga as instruções de instalação. Não mantenha o antigo sistema, formate o disco rígido e atribua todo o espaço ao novo SO a instalar.

(Pode ver um tutorial de como instalar o Ubuntu (o Qimo é baseado em Ubuntu) em Guia do Hardware –
( http://www.guiadohardware.net/comunidade/instalando-ubuntu/869640 )

Terminada a instalação e actualizações, com o sistema já operacional, vamos garantir uma maior segurança no navegador Firefox instalando alguns add-on.

wotComece por instalar o WOT ( http://www.mywot.com ) , embora o Firefox contenha filtros contra phishing, fraudes, redireccionamento e outras coisas mais, nem sempre isso basta, daí recomendar o uso de WOT que irá bloquear sites já referenciados pela comunidade e cujo nível de controle parental pode ser personalizado.

AdBlockComo nem todos os locais da Web ainda assim serão bloqueados, deve-se proceder à instalação do add-on AdBlock Plus ( https://addons.mozilla.org/pt-PT/firefox/addon/1865 ), este add-on permite incluir os endereços a serem banidos ou simplesmente de determinada imagem contida num site.

logprotectDependendo de cada um e caso queira permitir o acesso a salas de conversação, deve ser instalado o LogProtect (Paquet debian/ubuntu (md5, sig) ), pode aceder desde aqui à FAQ (http://coyote.octets.fr/pub/lps/faq.html ).

GlubbleGlubble é uma extensão para Firefox que permite aos pais seleccionar os sítios web a que os pequenos possam ter acesso ou seguir as recomendações de outros usuários importantes do programa. Ao iniciar o Firefox, cada garoto terá a sua própria conta de usuário, protegida por contra-senha e separada do resto. Aos pais se lhes reserva a administração. (https://addons.mozilla.org/pt-PT/firefox/addon/5881 ).

Se a criança fica sozinha com acesso ao computador sem nenhum tipo de vigilância, se lhe foi permitido o uso de programas de “chat”, mesmo assim pode-se tentar seguir as suas conversas online. Para isso crie uma conta em (https://www.dexrex.com/Home ), registe nessa conta as redes sociais que a criança possui, após instalar e configurar o pacote (https://www.dexrex.com/Downloading?ubuntu ) as conversas passam a ficar acessíveis para supervisão.

Detalhes e instruções de instalação : 
(https://www.dexrex.com/Downloads/ubuntu/0.9.0/INSTALL )

Terminada a instalação dos filtros para o navegador Firefox e, com o Qimo como sistema operativo, a criança vai navegar pela Internet com uma segurança que nenhum outro sistema de software proprietário lhe permite.

Configure agora os codec necessários à reprodução de som e vídeo :

gstreamer0.10-ffmpeg
: Para descodificar os formatos mais populares usando FFmpeg.

gstreamer0.10-plugins-bad: codecs que precisam ser melhorados mas necessários em certos casos.

gstreamer0.10-plugins-bad-multiverse: Similar ao anterior mas de multiverse

gstreamer0.10-plugins-ugly: Codecs que não são 100% software livre

gstreamer0.10-plugins-ugly-multiverse: Similar ao anterior, mas de multiverse. Neste pacote encontra-se o codec para arquivos MP3s.

Instale os plugin necessários ao navegador :

flashplugin-installer: Plugin Flash para o Mozilla Firefox

sun-java6-plugin: Plugin Java para Firefox

A partir de agora o sistema está pronto a ser usado pelo jovem utilizador, para mais detalhes sobre o Ubuntu  visite o fórum em (http://ubuntuforum-pt.org )

Se você é um educador pouco familiarizado com informática e os perigos que uma criança pode correr ao aceder sem restrições à enorme rede, recomendo que se documente, deve visitar o portal Miúdos na Net, um projecto que ajuda Famílias, Escolas e Comunidades a promover a segurança online de crianças e jovens.
(http://www.miudossegurosna.net/mapadosite.html )

... fim de leitura ...

Ouvir com webReader

Go Back