Como instalar um SO (sistema operativo) num computador a ser usado por crianças.

July 1, 2009

Deverá ter em conta, de que em informática nada pode ser garantido como seguro, podemos contudo tentar minimizar os riscos e, dentro do que hoje é conhecido, utilizarmos software que garanta privacidade e elevada segurança.

QimoTeremos que estar na posse de um cd/dvd com o Qimo, pode obter uma cópia gratuita desde uma das Mirror disponíveis no site( http://www.qimo4kids.com/page/Download.aspx ) . Grave a imagem ISO num CD para proceder à instalação do sistema.

Se o computador que vai ser usado pela criança é, aquele seu velho PC e que ainda tem instalado um Windows, certifique-se de que está a arrancar por CD\DVD, introduza o CD Qimo e siga as instruções de instalação. Não mantenha o antigo sistema, formate o disco rígido e atribua todo o espaço ao novo SO a instalar.

(Pode ver um tutorial de como instalar o Ubuntu (o Qimo é baseado em Ubuntu) em Guia do Hardware –
( http://www.guiadohardware.net/comunidade/instalando-ubuntu/869640 )

Terminada a instalação e actualizações, com o sistema já operacional, vamos garantir uma maior segurança no navegador Firefox instalando alguns add-on.

wotComece por instalar o WOT ( http://www.mywot.com ) , embora o Firefox contenha filtros contra phishing, fraudes, redireccionamento e outras coisas mais, nem sempre isso basta, daí recomendar o uso de WOT que irá bloquear sites já referenciados pela comunidade e cujo nível de controle parental pode ser personalizado.

AdBlockComo nem todos os locais da Web ainda assim serão bloqueados, deve-se proceder à instalação do add-on AdBlock Plus ( https://addons.mozilla.org/pt-PT/firefox/addon/1865 ), este add-on permite incluir os endereços a serem banidos ou simplesmente de determinada imagem contida num site.

logprotectDependendo de cada um e caso queira permitir o acesso a salas de conversação, deve ser instalado o LogProtect (Paquet debian/ubuntu (md5, sig) ), pode aceder desde aqui à FAQ (http://coyote.octets.fr/pub/lps/faq.html ).

GlubbleGlubble é uma extensão para Firefox que permite aos pais seleccionar os sítios web a que os pequenos possam ter acesso ou seguir as recomendações de outros usuários importantes do programa. Ao iniciar o Firefox, cada garoto terá a sua própria conta de usuário, protegida por contra-senha e separada do resto. Aos pais se lhes reserva a administração. (https://addons.mozilla.org/pt-PT/firefox/addon/5881 ).

Se a criança fica sozinha com acesso ao computador sem nenhum tipo de vigilância, se lhe foi permitido o uso de programas de “chat”, mesmo assim pode-se tentar seguir as suas conversas online. Para isso crie uma conta em (https://www.dexrex.com/Home ), registe nessa conta as redes sociais que a criança possui, após instalar e configurar o pacote (https://www.dexrex.com/Downloading?ubuntu ) as conversas passam a ficar acessíveis para supervisão.

Detalhes e instruções de instalação : 
(https://www.dexrex.com/Downloads/ubuntu/0.9.0/INSTALL )

Terminada a instalação dos filtros para o navegador Firefox e, com o Qimo como sistema operativo, a criança vai navegar pela Internet com uma segurança que nenhum outro sistema de software proprietário lhe permite.

Configure agora os codec necessários à reprodução de som e vídeo :

gstreamer0.10-ffmpeg
: Para descodificar os formatos mais populares usando FFmpeg.

gstreamer0.10-plugins-bad: codecs que precisam ser melhorados mas necessários em certos casos.

gstreamer0.10-plugins-bad-multiverse: Similar ao anterior mas de multiverse

gstreamer0.10-plugins-ugly: Codecs que não são 100% software livre

gstreamer0.10-plugins-ugly-multiverse: Similar ao anterior, mas de multiverse. Neste pacote encontra-se o codec para arquivos MP3s.

Instale os plugin necessários ao navegador :

flashplugin-installer: Plugin Flash para o Mozilla Firefox

sun-java6-plugin: Plugin Java para Firefox

A partir de agora o sistema está pronto a ser usado pelo jovem utilizador, para mais detalhes sobre o Ubuntu  visite o fórum em (http://ubuntuforum-pt.org )

Se você é um educador pouco familiarizado com informática e os perigos que uma criança pode correr ao aceder sem restrições à enorme rede, recomendo que se documente, deve visitar o portal Miúdos na Net, um projecto que ajuda Famílias, Escolas e Comunidades a promover a segurança online de crianças e jovens.
(http://www.miudossegurosna.net/mapadosite.html )

... fim de leitura ...

Ouvir com webReader

Go Back