Converter ficheiros CHM para HTML/PDF

January 13, 2011

Por padrão o Ubuntu e muitas outras distribuições de Linux não incluem suporte para a abertura (. Chm) devido ao arquivo CHM ser no formato de software proprietário do sistema operacional Windows.

Tendo recebido alguns ficheiros nesse formato, após algumas pesquisas encontrei a solução ideal, não para visualizar o arquivo.CHM mas sim converte-lo para html ou pdf, permitindo assim a leitura posterior com uma outra aplicação apropriada para abrir essas extensões.

Antes de iniciar a explicação do que é necessário instalar e de como converter, quero salientar que todo o processo de conversão é bastante rápido.

Abra a consola (terminal) e execute o seguinte comando para instalar libchm:

sudo apt-get install-bin libchm

O libchm permite extrair arquivos html e imagens (. chm). Agora, se você deseja converter os arquivos extraídos HTML em PDF, PS, etc, vai precisar de htmldoc que pode instalar facilmente, digitando o seguinte comando na janela de terminal:

sudo apt-get install htmldoc

Como converter os arquivos CHM para HTML e PDF.

Suponha que tem um arquivo chamado "Teste.chm" a partir do qual deseja extrair os arquivos HTML e imagens para um directório "Teste" a ser criado, pode fazer isso facilmente, escrevendo na consola o seguinte comando:

extract_chmLib Teste.chm Teste

Isso vai extrair rapidamente todos os arquivos HTML e imagens associadas a partir do arquivo chm e coloca-lo no directório (acabado de criar) com o nome Teste.

Agora, depois de ter extraído o HTML, você está pronto para seleccionar e converte-lo num único Pdf. Desde o terminal, digite o seguinte comando para lançar "htmldoc":

htmldoc

imgAbriu a interface htmldoc, clique no botão "Add Files ..." e adicione todos os arquivos (não pastas) que você gostaria de combinar em único documento PDF, como apresentado na imagem.
Depois de escolher todos os arquivos HTML que gostaria de converter, clique na aba "Output" e escolher o tipo de arquivo de saída para PDF como o nome e o local.
Finalmente prima em "Generate" para iniciar a conversão, aguarde alguns instantes, logo que terminado terá um ficheiro .PDF na pasta que escolheu como destino.

Go Back