Converter páginas web a formatos PDF ou PNG desde o terminal

Este é um truque muito útil para converter uma página da web em um arquivo de imagem PNG ou PDF . Para se conseguir isso, primeiro necessitamos de um 'addon' para Firefox, necessário à impressão pela linha de comando, e que não está disponível na página oficial de Mozilla.

Para obter o 'addon' pode fazer o download aqui, ou desde a web oficial.

Descompacte o arquivo que baixou e dê clic com botão drtº do rato sobre o ficheiro cmdlnprint_0_5_2.xpi, no menu escolha 'Abrir com outra aplicação' e na janela de opções seleccione 'Firefox'. Será pedida a confirmação de instalação do extra, autorize.

Após o reinicio do Firefox, vá na separata 'Ferramentas' e abra os 'Extras'. Procure por Command Line Print e prima em 'Preferências', seleccione PNG como formato padrão para a conversão, encerre as duas janelas.
(Ao escolher o formato PNG como padrão, serão reconhecidos todos os restantes formatos que se insira na linha de comando do terminal)

clp

Agora sempre que queira capturar uma página web, basta abrir a consola e entrar com uma das seguinte linhas de comando, conforme os exemplos que se seguem:

Capturar página no formato PNG

$ firefox -print http://www.exemplo.com/ -printfile ~/captura.png

Capturar página no formato PDF

$ firefox -print http://www.exemplo.com/ -printfile ~/teste.pdf

Capturar página no formato PostScript PS

$ firefox -print http://www.exemplo.com/ -printfile ~/post.ps

Os ficheiros capturados e convertidos no formato escolhido ficarão (por defeito) guardados na sua pasta /home.

Go Back