Fundo animado no ambiente de trabalho

July 30, 2010

Como colocar um vídeo como fundo de tela no Ubuntu ?

amb_trabExistem várias aplicações que permitem a colocação de vídeo como fundo do ambiente de trabalho, neste caso, será usada a aplicação desenvolvida por erar123, e na qual o meu trabalho se limitou a alterar o idioma para português, dando assim resposta a um pedido de alguns jovens 'pequenotes'.

Antes de passar à explicação de como deve ser efectuada a configuração, convém alertar que durante a exibição de um filme como 'wallpapaer' animado, os recursos do CPU serão aumentados em cerca de 60%, limitando assim uma mais rápida execução de outros programas.

Instalação :

Para proceder à instalação adequada ao seu sistema de 32 ou 64bit, deve baixar o arquivo ZIP que aqui disponibilizo (baixar arquivo).

Descomprima o arquivo que baixou (Vídeo no ambiente de trabalho), dentro dessa pasta abra a outra com o nome 'Shantz XWinWrap' e, de seguida uma das outra pastas referente ao seu tipo de sistema, 32 ou 64bit. Prima sobre o ícone 'Shantz XWinWrap__.deb' e instale o pacote.

Agora vá para a sub-pasta 'FundoAnimado_versão_Pt', dê um 'clique' sobre o ficheiro 'Fundo Animado.Instalador'. Na janela que se acaba de abrir, prima em 'Executar'. A instalação está assim terminada.

Execução :

Se este foi o primeiro script que instalou no Nautilus, deve reparar que 'clicando' com botão direito do rato dentro da área de trabalho, o menu que se abre com esta acção apresenta a 'linha' com o nome "Scripts" e desde aqui a possibilidade de 'Alterar Fundo Animado'. Esta opção vai permitir no uso futuro as diferentes possibilidades de configuração, como a transparência, vídeo com ou sem som, etc.

Como colocar então um vídeo como fundo ?

Deverá ter um ou mais vídeos já guardados, talvez na pasta de Vídeos, vá para essa pasta e escolha o vídeo que desejaria ter como fundo, dê um 'clique' com o botão direito do rato sobre esse ficheiro. Um menu se acaba de abrir e nele a tal 'linha' Scripts e desde aqui o Alterar Fundo, basta clicar nesta última para que o vídeo seja apresentado como fundo de tela.

Observações : 

Este script não se auto-executa, se pretende que ele apareça ao iniciar sessão, e não ter que voltar a fazer todos os procedimentos já descritos, deve efectuar a seguinte alteração :

Ir em 'Sistema' -->'Preferências'-->'Aplicações de Arranque'
Dê um 'clic' em Adicionar.
Entre com um nome para identificar a aplicação e depois prima em Navegar.
Vá até à pasta .gnome2 (caso não esteja visível, prima, CTRL + H), procure e abra a pasta 'nautilus-scripts', seleccione 'Alterar Fundo Animado' e clique em Abrir. 
Salve a escolha clicando em Adicionar.

Sempre que iniciar sessão será apresentado a janela de opções do script, pelo que basta clicar em ..'voltar ao vídeo anterior' e dar OK.

Para que a apresentação do vídeo não apareça sobreposta a uma imagem de fundo, deve-se ir em Sistema -->Preferências-->Aparência-->Fundo ..aqui seleccionar 'Nenhum'.

Web do projecto original : gtk-apps.org
Créditos : erar123

Go Back