Gerir uma rede de computadores com sistemas operacionais diferentes

June 26, 2010

Controle a sua rede de computadores independentemente do sistema operacional.

Gerir uma rede de computadores com diferentes sistemas operacionais pode ser um pesadelo para qualquer administrador de rede. No entanto, podemos obter através do KontrolPack o controle de redes heterogéneas com pouco esforço e conhecimento.

KontrolPack é uma daquelas ferramentas que, uma vez utilizada não se pode deixar de usar. É um programa destinado a verificar os computadores numa rede, independentemente do sistema operacional.
É assente numa arquitectura cliente / servidor, não importa se temos GNU / Linux, Windows ou Mac OS X como cliente ou servidor, pois é multi-plataforma.

Instalação

KontrolPack é instalado de forma diferente em cada sistema operacional para o qual foi desenvolvido, a sua instalação não oferece dificuldade. Além de instalar no Windows e Mac OS X, vamos concentrar-nos em Linux.

Ubuntu

A partir da versão 9,10 do Ubuntu, podemos encontrar KontrolPack na versão 2.0.3 desde a base de repositórios. Assim, a sua instalação é tão fácil quanto, abrir o Terminal e executar o comando:

sudo aptitude install kontrolpack

Configuração

img2A configuração de KontrolPack em qualquer versão (servidor ou cliente) limita-se apenas ao endereço IP do servidor e à porta de comunicação. A figura mostra a configuração do cliente, a configuração do servidor é ainda mais simples uma vez que só tem dois campos para informação adicional.

Por padrão, a porta pré definida no KontrolPack é a 17 984, mas pode-se usar qualquer outra que não esteja a ser usada.

 

Para mais detalhes leia o artigo publicado por Andrés Rosique Hernández no sítio revistalinux.net.

Fonte e Imagem : revistalinux.net

Go Back