HTML5, melhor que Flash?

March 11, 2010

Jan Ozer é especialista em tecnologias de codificação de vídeo, trabalha com vídeo digital desde 1990 e é autor de 13 livros relacionados a esse tema. Recentemente efectuou vários ensaios HTML5 contra Flash em PC e Mac com vários navegadores.

Testes executados em computadores Mac produziram os seguintes resultados:

  • Safari: HTML5 foi mais eficiente, com apenas 12,39% de consumo CPU. Com Flash 10. 0, o consumo era 37,41% e Flash 10. 1, 32,07%
  • Cromo: ambos reagiram de modo semelhante, 50% do consumo de CPU.
  • Firefox: Flash foi um pouco menos eficiente do que no Safari, mas muito mais que no Chrome versão 10. 0 (40,25%)

Desta forma, podemos destacar a grande melhoria de HTML5 frente so Flash no Safari. No entanto, os utilizadores de Chrome e Firefox não se apercebem muito alterações. Além disso, o relatório destaca que o Flash na reprodução de vídeo em Safari para Windows foi mais eficiente do que na sua versão para Mac, com apenas 7,43% de uso CPU na versão 10. 1.

O artigo original de Jan Ozer vai ainda mais longe, com declarações de responsáveis pela Adobe e observações, mas será interessante observar as diferenças entre SafariChrome, e Firefox, a usarem estes dois sistemas de vídeo. Por outro lado, lembre-se que o Flash não só permite reproduzir vídeo, permite muitas outras coisas (jogos, animações, sites...), portanto, também oferece outros benefícios (e grande).


Rendimento de Flash e HTML5 no Mac


Fonte : ReadWriteWeb | Imagem Streaming Learning Center

carregando...

Go Back